VIDA DE MOSQUITO


                                                                                                                       Alevilson da Silva Tavares¹                     Porque de dia ninguém me ver?
De dia fico sempre próximo ou de olho em alguém, as vezes num canto bem reservado, em silêncio, aprisionado, não acalentado, em muitos momentos mal humorado.
Mas por que dia ninguém me ver?
Logo que chega a noite, qualquer sinal, som ou momento é logo percebido, ouvido, sentido. Parece que um sensor ativando a mente de alguém destacando minha aproximação levando assim a uma busca trágica para matança, quando não consegue existe aqueles que ficam a se praguejar.
Por que dia alguém não me ver? Não fico inerte, inativo, passivo. De dia faço muitas coisas que você nem imagina. Subo morro, desço morro, corro pra lá e pra cá, sou como qualquer um de vocês. Um cara bastante ocupado, mesmo no meu mundo encantado, ilimitado, fantasiado.
Ainda assim não consigo aceitar porque de dia ninguém me ver.
Quando veem um de nós morto, caído, parado, acabado em um canto qualquer, no chão ou mesmo em um colchão sempre aparece um a diz: bem feito, não podia ser diferente, do jeito que ia só podia dar nisso mesmo.
Ainda tem aqueles que não suportando o meu real estado sem titubear acionam alguém para me deslocar do local procurando um destino final distante de seus olhares.
Como pode? Porque de dia ninguém me ver?
Do meu modo, do meu jeito, formato, do meu passo, meio que engonçado mas sou parte de uma cadeia, nem que seja alimentar. Não é justo que me desprezem tanto.  Sou cônscio que tem sempre alguém dependente de mim, mesmo que seja pra satisfazer sua fome também. Mas o que me importa se hoje ou amanhã tem sempre um final na história de todos independente de qual venha ser.
Assim, assado, mal tratado, a verdade é que não sei se já fui bem tratado um dia. Mas sou convicto que tem coisas que minha memória já não comporta por ser tão destroçada, atrapalhada , mal arranjada que chego até a preferir a tornar algumas inúteis mesmo sendo tão útil para outros com perfis controversos.
Tenho muito que contar dos muitos momentos vividos, ouvidos e refletidos mas a ansiedade me toma e continuo a questionar. Por que de dia ninguém me ver?
Não são de dia os grandes discursos, as grandes vitórias, as muitas glórias? Não são de dia a posse, a sorte, a morte? Não é de dia o encanto, o desencanto e o espanto? Não é de dia que as luzes não são úteis, nesse momento, elas não precisam atuar, e as estrelas se escondem para não choramingar? Não é de dia que o grande é vencido, o pequeno percebido e, o inexistente é descrito? 
E eu? Eu fico na minha toca, loca, moca. Mas fico por pouco tempo pois sempre procuro dar umas voltas no meio de vocês que andam tão apressados em fazer de tudo um pouco. Sinto que vocês nem ao menos me nota. Não é verdade?
No mundo de vocês já criaram um lugar que andam afirmando que tem a minha cara. Como é mesmo o nome do lugar? Como poderia esquecer. Cracolândia. Será que fui longe demais?
Não, não me deixe reportar a minha morada que é comum no discurso duvidoso, por assim dizer, do povão. Mas é de vocês que estou falando. No meu vocabulário trata-se de apenas um aconchego. É, estou falando do lixo, não que eu seja lixo, só estou tentando me comunicar. Tem horas que até me sinto um mesmo. Com as coisas que uso, a comida que como, e o mau cheiro que ando por ai. Não vejo muita diferença.
Mas não sou mesmo um lixo confesso, sou apenas alguém que de dia ninguém me ver.
Já quando chega a noite me faço ser tão visível que até me gera pavor. Justamente no momento que eu queria me esconder, isso não posso.
A qualquer som ou num simples movimento produzido por mim sou atacado sem qualquer piedade. Não quero ser redundante mas é assim mesmo que acontece. As vezes só estou passando e sem esperar sou golpeado traiçoeiramente sem ao menos ter feito nada. Sem direito de defesa. Nunca esperei de um povo tão polido, educado bem moldado tamanha agressividade. Sinceramente não esperava tamanha agilidade, brutalidade, desonestidade, insensibilidade.
Não me estranha que a noite me favorece em muitas coisas. Já chegaram momentos que havia alguém que parecia que estava dormindo, isso foi o que acreditei pois vi as pálpebras relaxadas, que pensei com esses olhos fechados, estou seguro de circular sem temor por arredores. Que nada! A segurança que eu sentia era enganosa. Eu me enganei!
O transtorno que causei a pessoa, não iria lhe deixar nem mais pobre nem mais rica. Não é assim que dizem quando alguém pega algo do outro que não foi percebido e nem vai lhe fazer falta alguma? Pois bem só me era  necessário um pouco que levaria dias para ser notado. Por ser algo tão minúsculo, em muitos casos. Em outros ao raiar do sol logo se ver que algo estranho aconteceu é que sempre deixo vestígios dos meus surtos psicóticos.  Sei que isso sempre me custa caro. Muito caro!
Nos últimos tempos tenho notado que muitas casas, estabelecimentos comerciais, avenidas, pracinhas e departamentos públicos tem se equipado com um olho que “tem na sua íris” uma cor avermelhada e passam a noite toda piscando. Mas é engraçado que tenho uma convicção não serem olhos de gente. Pois estão sempre próximos a postes e paredes, as mesmas que sempre gostei de usá-las como apoio durante meus momentos de repouso.
Notei ainda que nas proximidades dos sulcos dos apoios de “olhos de ferro” estão sempre presos por algo que parece serem cabos. Acho que deve ser para fazerem esses tais olhos funcionarem. Já vi olhos desses darem voltas de 360(trezentos e sessenta graus). Mas uma coisa posso afirmar com segurança esses olhos conseguem me acompanharem em muitos cantos de onde eles ficam presos. Isso me deixa pasmo.
Sinto que não preciso nem me movimentar para ser atacado, tem uns que são envolvidos por um brilho enorme.
Nessas últimas mudanças que venho percebendo trata-se da nova forma que vocês estruturaram-se para me atacar. Quando consigo entrar em um ambiente de vocês logo sou surpreendido por um líquido, acho que não é perfume pois nunca vi nem um de vocês usando uns nos outros. Mas em mim muitas e muitas vezes já usaram. Ainda sinto reflexos do mal cheiro produzido que até minha visão fica comprometida.
Tenho notado que tem gente se envaidecendo tanto que antes de ir para cama, rede ou mesmo sofá procuram envolver parte do corpo em um líquido para que eu não me aproxime. Fico cá nos meus botões pensando que passaram dos limites. Se enclausurarem para que eu não me aproxime ai já é demais.
Mas quais limites? Se na esfera que vocês vivem os limites são construídos ou desconstruídos por vocês mesmos.
Desse jeito também me previno, sempre que sou afrontado e posso revidar, não meço as consequências. Busco mostrar que no meu mundo tudo funciona de forma diferente, fazendo assim que ao notar que a vida é regida por leis entre sociedades.
Andei sabendo que já fui alvo de nomes de coisas que não sou. Nomes bastante ingratos que contribuem para me afastar ainda mais do restante da massa. E isso me conduz a um raciocínio de concorrência desleal. Concorrência gerada e alimentada por vocês mesmo porque no meu mundo funciona de forma coletiva.
Não me incomoda afirmar que estou no mundo por diversos fins e um deles é o da procriação. E falo isso mesmo não me preocupando tanto com minha prole, até entendo que se vieram ao mundo foi por permissão, então que se cuidem é a lei da natureza.
Não sei se estou sendo rude em pensar desse modo. É que no meu mundo os sentidos não são bem elucidados. Conosco as leis que são criadas não precisam serem votadas nem mesmo por aclamação. É olho por olho e dente por dente. Com esse comportamento impomos a lei do silêncio em momentos serenos, escuros, sóbrios justamente enquanto muitos de vocês dormem.
Tenho colocado em meus registros mais um situação intrigante percebida no cotidiano de vocês é o aumento descontrolado da competitividade por qualquer coisa.
Que coisa mais bizarra!
É uma correria uns deixando os outros para trás a qualquer custo sem ao mesmo considerar os esforços investidos por cada um. E isso acompanhada de uma argumentação de deixar um intelectual completamente desvanecido para contra argumentar. Lembro-me de uma frases do tipo é para uma boa causa; é pra melhorar; é pra ajudar; é pra mudar; deixa pra lá; vamos voltar ao nosso raciocínio.
Entre as muitas faces de vocês tem uma que me machucam fortemente. Investem tempo indo para TV para colocar palavras em minha boca, mostrar que sou o pior ser do mundo, que pego o que não é meu, entrou em lugares que não deveria ter entrado, mesmo que estes sejam do meio feito, desejo e prazer.
Ainda por cima chegam até a armar pessoas que nem ao menos foram treinadas para portar uma arma. Mesmo sabendo que o mal uso delas pode ser letal. Sempre é letal. Já vi algumas crianças colocando fim a suas próprias vidas com esses objetos de uso catastrófico.
Quantas lágrimas já foram derramadas em função desse mal comportamento social. Lágrimas de um preço egocêntrico e brutal.
Sabe, vocês investem mais tempo pensando em me atacar do que em me acomodar. Não estou em hipótese alguma reivindicando um espaço na casa de vocês para mim. Não. Estou em busca de um lar descente.
Cuidados com o que tem sido colocado na TV, pode até ser uma arma sem munição porém com um poder de destruição em massa. Vejam quantas tragédias com duração de curto, médio e longo prazo. Um dia vão dizer o mosquito tinha razão.
Como é que é? Talvez tenha sido sua indagação. Acompanhei essa trama toda pra no final saber que eu um humano dialogava com um mosquito?
Sim é um mosquito que tenta deixar uma marca no tempo, no vento, no pensamento. Concordaremos que os esforços são tanto, e na maioria das vezes tão eficazes, fáceis, aceitáveis.
Me incomoda lembrar que até mutirões são organizados para exterminar os mosquitos, mesmo sabendo que  é só pra vender uma imagem via mídia. Pois se compararmos com a tamanha necessidade a ser corrigida em diferentes esferas sociais falta muito a se fazer.
Vocês sabem que os meios para ajudar perpassam em confrontar interesses que vão além do nosso mundo. Giram em torno do mundo de muitos dos seus. Pessoas que atingem escalões sociais invejáveis para muitos, e que são galgados por poucos. Outros nem precisam de tanto esforço. Dai uma ser imprescindível uma ação estratégica, sistemática, conjunta e permanente o que poderia aplacar midiaticamente a problemática.
Mas como correr o risco de atirar no próprio pé. Prender amigos e parentes em benefício do coletivo, ou melhor de um mosquito.
O questionamento que persegue os caracteres desse manuscritos trata-se de um grito das caladas da noite sempre será. Por que de dia ninguém me ver?
Eis aí uma realidade inquietante, angustiante, gritante de se tornar visível, por via de uma reflexão, que tem alguém pedindo socorro.
O fato caro leitor é que existem muitas realidades se fundindo e se contradizendo em nosso entorno que não é creditada a altura da necessidade vigente. Ocorrendo em todo lugar e momento seja dia ou noite.
Imagina agora que já estão se estruturando como uma sociedade 24hs. É nítido o fracasso se não houver uma ação coletiva sem mesquinhez de tempo, sentimentos, questionamentos. Assistirão em breve um quadro que nenhum programa de TV teve a ousadia de indexar em sua grade.
O mundo pode se chocar ainda mais com as consequências geradas a partir das negligencias de vocês mesmo.
Tem gente de perto, de longe, de dentro e de fora de sua casa que nesse momento pode estar precisando de sua ajuda, não financeira exclusivamente, mas espiritual, afetiva dosada com uma palavra de incentivo, apoio. Estão precisando muitas vezes de um norte. Um norte para tentar a sorte.
Não deixes que esse eco venha ser presente em seu cotidiano familiar. Se isso acontecer viverás a dureza de ter que enfrentar, ouvir e meditar.
Por que de dia ninguém me ver?
Esteja certo de que é saudável quando se ajuda alguém a deixar de ser transparente. É nutritivo ajudar alguém ser gente. É racional ver gente ajudando gente a ser gente do bem, ser um agente do Amém, um agente de Deus.


 ____________________________________________  
¹ Diácono (Assembleia de Deus), Pedagogo, Biólogo, Bacharel em Teologia, Especialista em Educação Ambiental e professor na rede pública e particular de ensino nas modalidades:   fundamental e médio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário