PROFESSOR: um mestre que educa a sonhar


Alevilson da Silva Tavares¹

A ação de ensinar é e pode ser feita por qualquer pessoa. Mas quem a faz com tanta dedicação, afeto e sensibilidade se não aquele que no Brasil, traz sempre o termo tio ou tia pelo como pronome, mesmo sem ser, e vai avançando até chegar aos nobres e mestres da vida.
Um grande professor, tio para alguns, e mestre para humanidade, Paulo Freire, preferiu compilar professor é gente.
O mestre vai além, conduz o aluno ao conhecimento. Ele oportuniza a construção do mesmo sem magia, preço ou punição. Utiliza oralidade sim, aquela metodologia milenar, mas também o faz pela excelência do exemplo.
Paulo Freire ainda destaca que educamos mais pelo que fazemos do que pelo que falamos. Partindo do princípio de que somos gente e educamos com garantia de êxito pelo que fazemos então façamos acontecer.
A mudança em nós precisa ser constante. Os nossos discípulos, assim como o mestre acompanha sem alardes sua evolução, eles o fazem com a mesma inteligência investigativa. Para tanto precisam verem seus mestres vivendo como gente.
O ser gente eleva o ser humano ao patamar de disseminador de sentimentos, emoções, objetivos mas também de sonhos.
Professores vendam sonhos sem dinheiro e sem preço. Os sonhos que vendemos não só ensinarão que vale a pena sonhar, mas a alimentar sonhos que um dia foram sufocados.
 ____________________________________________  
¹ Diácono (Assembleia de Deus), Pedagogo, Biólogo, Bacharel em Teologia, Especialista em Educação Ambiental e professor na rede pública e particular de ensino nas modalidades:   fundamental e médio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário