segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CONSTRUÇÃO DO NOVO TEMPLO: breve histórico


BREVE HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO NOVO TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CAJUEIRO-TOUROS/RN

Alevilson da Silva Tavares

Há cerca de 30 anos a Assembleia de Deus em Cajueiro vem apresentando uma necessidade bem peculiar refletida no cenário das igrejas evangélicas em todo o Brasil. A construção de seu novo templo. Pois o templo atual já não comportava a membrazia e congregados que a frequentavam.

Essa necessidade foi ao longo desses cerca de 30 anos estudada e sempre repassada para a gestão eclesiástica seguinte. Contudo em meados de setembro de 2010 chega a Assembleia de Deus em Cajueiro um pastor que já houvera estado a frente da liderança da igreja lá por 2006-2007, o nosso Francisco Ivanildo de Lima é o seu nome. Homem destemido e encorajado afim de executar projetos engavetados e entre eles estava a construção do Novo templo que precisava ser feito por alguém com uma postura que só ele detinha.

Começou já a partir de dezembro de 2010 a execução de campanhas de arrecadação que perpassaram por diferentes vias com total apoio e incentivo de todo assembleiano local. Eventos foram promovidos em diferentes datas e por diferentes públicos de nossa igreja desde crianças até senhores e senhoras que se engajaram na empreitada. Festivais de refrigerantes, de pizzas, sopas, feijoadas, cantinas entre outros foram elementos cruciais dentro desse processo.

Logo dentro de um ano foi criado um fundo que proporcionou a aquisição da estrutura de pré-moldado para o Novo Templo. A cada saco de cimento ou milheiro de tijolos que eram adquiridos muitas satisfações eram geradas entre o povo.

Como tudo tem começo, meio e fim chegou a hora do Pr. Ivanildo ir para outra cidade deixando assim a responsabilidade de continuação da construção com o então Pr. João Francisco de Souza.

 (...)

É gratificante destacar que o Pr. Ivanildo fez o que a Assembleia de Deus em Cajueiro tanto sonhou e é digno de duplicada honra abaixo do Altíssimo.

O Pr João de Souza, como é carinhosamente conhecido, chegou a Cajueiro também pela segunda vez, algo inédito em seu ministério, pois ao longo de mais de 40 anos de ministério nunca houvera sido pastor em uma mesma congregação pela segunda vez. Mas Deus tem os seus planos e procura executar em tempo oportuno.

A madrugada do dia 12 de fevereiro de 2013 ficou sendo uma data marcante para história da Assembleia de Deus em Cajueiro e para toda comunidade cajueirense. Pois estava chegando um cidadão que através de suas contribuições espirituais e sociais tem ajudado esse distrito tourense a alcançar patamares de respeito dentro da esfera eclesiástica e social.

Pés no chão, é hora de paulatinamente expor as intenções pelas quais garantiram a estadia temporária, e o tempo quem determina é o próprio Deus, na congregação de cajueiro. Não foram poucas as brincadeiras, mas todas para prepararem o público que lhe recepcionava a agregarem na nova metodologia que daria prosseguimento ao Projeto da Construção do Novo Templo que alguns meses estava adormecido por ajustamento financeiro de praxe.

A verdade é que já nos dois primeiros meses seguintes a sua segunda vinda a Cajueiro como Pastor local a construção já prosseguia de vento em polpa.

Agora a animação do povo voltara e os esforços foram multiplicados para angariar recursos para continuação do projeto. Muitas foram as afirmativas que deixou o povo intrigado, talvez, sendo uma delas a que mais marcou “ainda esse ano estaremos nos congregando no novo templo”. Quando estavam a seis meses e o povo via a construção continuando de forma ininterrupta até que era receptível. Nesse período portas e janelas todas de vidros já estavam postas e com muita beleza para mostrar. Só a porta da entrada principal mede 9 m² (nove metros quadros). Contudo ao aproximar-se do fim do mês de outubro e ainda a instalação elétrica por fazer e o recurso estava bem distante, mas dentro do coração de muita gente, o povo reagia questionador. A verdade era que faltava uma pessoa com uma ação diferenciada que continuasse apoiando a ação conjunta. E foi o que se sucedeu.

Uma irmã, natural da terra, mas que a anos morava em Recife – PE resolveu vir morar em Cajueiro e muito animada com a desenvoltura do projeto em questão, se dispôs para ajudar com mão de obra. Mão de obra? Sim foi o que ela fez. Ela iniciou uma campanha para arrecadação de cadeiras e de primeira mão uma doação foi feita e em concordância com a pessoa que doou foi destinada para aquisição do material da instalação. Pronto o que faltava para agente entrar era a luz, e a luz chegou.

(...)

 

Hoje olhamos para trás  e apesar de fazer pouco tempo que saímos do 1º templo mas já existem histórias bem emotivas para incrementar esse breve relato. Uma delas foi durante uma visualização de fotos do 1º templo uma irmã de 45 anos começou a se emocionar não contendo as lágrimas e sem ser questionada dividiu seus sentimentos destacando os momentos de entrega em que houvera no local. “Muitos choros, alegrias e testemunhos foram vividos e merecem serem lembrados” resume Maria Constancia, acompanhada de lágrimas.

Sobre a construção do Novo templo ainda tem muito a ser contado já que ainda não houve a inauguração e bastante coisa precisa ser feita.

Para que a história não fique fragmentada em locais comprometedores a se perderem no tempo e no vento compartilhamos para que os nobres leitores também se sintam motivados a fazerem parte dessa história. Escrevendo ou reescrevendo criamos e recriamos um jeito novo de ser e de viver em sociedade partindo de momentos como esses vividos por cada de nós: um novo templo na história do evangelho no Brasil.

(...)






 
 



 

 

 

 
 










 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário